Secretaria Municipal de Saúde promoveu Capacitação com Profisionais da Aréa da Saúde sobre Acidentes com Animais Peçonhetos

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 19/07/2015 ‡s 17:54:02

A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quarta-feira (15), com os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e Técnicos de enfermagem uma capacitação sobre acidentes de animais peçonhentos.

A Capacitação foi ministrado pelo Dr. Doralecio Medico Veterinário, Dra Raylene Coordenadora da Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e a Sra. Bernadete Coordenadora regional do PNI da geres da cidade de Arcoverde-PE, Silvania Coordenadora municipal do PNI de Petrolândia.

Informações

Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.