Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia convida as Mulheres para Participarem da Campanha Semana Saúde da Mulher

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 18/07/2015 ‡s 23:56:12

CONVITE

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia, convida as mulheres para participarem da campanha da Semana Saúde da Mulher, o objetivo da campanha e a Prevenção do câncer de colo útero. A campanha será realizada nos dias 20,21,22,23 e 24 de julho para realizar seu exame se antecipe e procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

Informações

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito freqüente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ.