Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Notícias

Abertura dos Jogos das Etnias Indígenas (JEIPE) de PE 2015 ocorreu em Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 17/07/2015 ‡s 23:23:02

Abertura dos Jogos das Etnias Indígenas (JEIPE) de PE 2015 ocorreu em Petrolândia
Foi realizado na noite desta quinta-feira (16) em Petrolândia no ginásio Municipal de Esporte Dr. Francisco Simões de Lima, a cerimônia oficial de abertura da IV edição dos Jogos das Etnias Indígenas de Pernambuco  (JEIPE) 2015. O evento conta com a realização da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia e obteve a presença de aproximadamente 300 índios de povos de oito municípios, sendo eles Atikum, de Salgueiro e de Carnaubeira da Penha, Entre Serras Pankararu, de Tacaratu e de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira da Penha, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta.

A cerimônia contou com a presença das autoridades: Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer Ítalo Leite, Prefeito Lourival Simões, Adriana Salazar, ex-nadadora, Primeira Dama a Sra. Anna Tereza, Diogo Pérez Secretário Executivo do Governo do Estado de Pernambuco (representando o Secretário de Turismo Felipe Carreras), Secretário Especial de Assuntos Indíginas Ubirajara Fernandes e o Atleta de Salto em distância de Petrolândia Erycles e demais autoridades...

O Prefeito Lourival Simões registra em discurso que tem uma dívida social impagável, com as etinias indígenas mais senti que a distância entre cada dia que se passa diminui. A cidade de Petrolândia sendo escolhida para sediar os jogos demonstra um carinho especial do Governo do Estado para com o Município de Petrolândia, e com os povos indígenas de toda a região.

Em discurso o Secretário Executivo do Governo Diogo Pérez registra uma homenagem ao jovem talento Erycles. ''Ele mora em Petrolândia, é descendente de índios, tem 15 anos e muitos títulos. É campeão pernambucano, Norte Nordeste, brasileiro e sul americano de salto em distância. Erycles foi contemplado pelo programa Ganhe o Mundo Esportivo e viaja na primeira quinzena de agosto para estudar e treinar em centros esportivos de excelência no Canadá. Ele já está tendo aulas particulares de inglês antes mesmo de viajar''

Na ocasião especial, o público prestigiou a apresentação das tribos Atikum, de Salgueiro, Atikum, de Carnaubeira da Penha, Entre Serras e Pankararu, de Tacaratu, Entre Serras Pankararu, de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta. Elas dançara e apresentaram os seus costumes referentes as suas respectivas aldeias.Participarão do evento cerca de 300 índios de oito municípios, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino, arco e flecha, cabo de guerra, corrida de maracá, 100m rasos, caminhada da guerreira, arremesso de lança, bate gancho (luta) e canoagem. 

A competição ocorre desta quinta-feira até o próximo domingo, com o objetivo principal de promover a identidade étnica dos povos indígenas da região.






























Mais notícias

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Ir para o topo