Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Notícias

Prefeitura Municipal realizou a 1° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa em Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 27/06/2015 ‡s 11:49:58

Prefeitura Municipal realizou a 1° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa em Petrolândia
Nesta sexta-feira (26), das 08h00 da manhã as 16h00 da tarde,  foi realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Ação Social, cidadania e juventude. A Conferência aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima que fica localizado na Rua: Rui Barbosa - Q. 11. 

No inicio da solenidade se compuseram a mesa de autoridades o Prefeito Lourival Simões, Secretária de Desenvolvimento Social Anna Tereza, Secretária Interina de Educação Sra. Bernadete Matias, Vereadora Dona Santa, Vereador Zé Pezão, Sargento Ernande da 4° CIPM, Coordenadora do CRAS Socorro Alencar, Dona Nanô Grupo Idoso em Ação, Pastor Alberto da Igreja Adventista do Sétimo dia, Palestrante  e a Escritora Karla Cecília Delgado Nunes de Souza.

Realizando a abertura do evento a Sra. Socorro França, Coordenadora do CRAS de Petrolândia afirmou ser de grande importância a realização da 1° Conferência do Idoso para o município e da importância das políticas públicas para os idosos.

Em seguida foi a vez do Prefeito Lourival Simões que ressaltou a importância dos Idosos no âmbito familiar e de suas lutas ao longo de suas vidas na qual em suas falas voltou ao tempo lembrando que na época da maioria deles não existia direitos e poucas e as vezes nenhuma política pública se direcionava para eles. Lourival ainda afirmou que a 1° Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas será um avanço para eles e somara com políticas públicas já garantidas pelo estatuto do idoso já existente.

Em sequência foi a vez do Grupo idoso em Ação ainda em clima de São João, realizarem uma apresentação de dança de forró entre eles com um bom arrasta-pé. 

Dando início oficial a Conferência a Sra. Socorro França (Coordenadora do CRAS), fez a leitura do regimento onde obteve grande aceitação entre os demais. 

Foi convidada para ministrar uma palestra sobre os Direitos dos Idosos, a  Advogada e Escritora e palestrante natural de Petrolândia, a Sra. Karla Cecília Delgado Nunes de Souza, ela foi objetiva em seus temas em qual foram divididos em três partes: 1° Parte, ator político, 2° Parte, Longevidade Humano e envelhecimento populacionais, 3°Parte, Idoso Jurídico. Iniciou sua palestra  contado um fato que aconteceu nos anos 80 intitulada “A Batalha dos Velhinhos”. Deu continuidade com seus três temas e finalizou retirando algumas duvidas dos participantes. 

Karla Cecília Delgado Nunes de Souza também é Mestra em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Especialista em Direito Notarial e Registral pelo Ibest (2012), e Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Professora da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco e do Instituto dos Magistrados de Pernambuco. Leciona ou já lecionou Direito Civil, Direito Processual Civil, Prática Cível e Metodologia da Pesquisa.

Produções Bibliográficas da Advogada e Escritora Karla Cecília

O direito personalíssimo à memória e a atividade registral: narrativas do passado, cartografias para o futuro 2012 (Monografia). Metodologia da monografia jurídica 2005 (Material didático), Identidade e afirmação do idoso: o direito ao envelhecimento 2005 (Monografia), Uma crítica à tarifação do dano moral 2004 (Monografia). O idoso e o direito ao trabalho: um desdobramento da dignidade como valor reunificador da personalidade 2004 (Monografia), Diretrizes gerais, metodológicas ou fundamentais do Código Civil de 2002 2004 (Monografia), Direito Público x Direito Privado: o ocaso da dicotomia 2004 (Artigo), O interesse social como função do direito societário 2003 (Artigo), Cláusula de não-indenizar: variáveis quanto à sua (in)validade, à luz da jurisprudência 2003 (Artigo) entre outros...

Após o almoço se apresentou também o grupo da 3° Idade de Petrolândia com a dança de Ciranda. 

Com o objetivo de fazer com que os idosos tenham seus direitos conquistados, através da Conferência foram organizados quatro eixos temáticos com os seguintes temas: Eixo I-Programas projetos e ações, Eixo II- Financiamento, Eixo III- Participação, Eixo IV- Sistema de garantia de Direitos Humanos. Se dividiram-se em quatro turmas em salas onde foram abordados e acrescentados vários requisitos na pauta principal da Conferência. 

Finalizando a Conferência foram apresentados os trabalhos dos eixos temáticos  e realizado uma eleição dos respectivos delegados para participarem da Conferência Estadual do Idoso.
















Mais notícias

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Ir para o topo