Secretária de Saúde realizou mutirão de prevenção e combate ao Câncer de mama e colo de útero

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 15/06/2015 ‡s 12:54:24

A Prefeitura Municipal de Petrolândia realizou por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o FAEC (fundo de ações estratégicas e compensação) realizaram nos dias de 12 e 13 de Junho, um mutirão de saúde para prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero. Foram realizados exames no bloco “b” do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima nos dias 12 e 13 de junho e no PSF da Agrovila 06 do Limão Bravo .

A Secretaria de Saúde foi contemplada com a “Carreta de Mamografia”, que realizou exames de mamografia, preventivo e Ultrassom na nossa cidade e na Zona Rural. Esta Carreta de mamografia proporcionou a realização de diagnósticos precoces para posterior tratamento indicado, ressaltando a importância de cada mulher fazer o exame.

Foram feitas 175 mamografias, 37 Ultrassons e 67 preventivos as mulheres com idade de 50 a 69 anos foram priorizadas. É nessa faixa etária que os casos de câncer são mais comuns. O agendamento do exame foi feito na Secretaria de Saúde do Município, as mulheres da área rural realizaram seu agendamento através do Agente de Saúde local.

Aproveitando o grande numero de pessoas na Agrovila-06 do Bloco-03 á Secretaria de Saúde realizou uma Palestra informativa sobre Câncer de mama, Câncer de colo de Útero e hanseníase.

O câncer está entre as principais causas de morte na população feminina e a mudança de hábitos, aliada ao estresse gerado pelo estilo de vida do mundo moderno, contribuem diretamente na incidência dessa doença. Alguns fatores como a alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, a sobrecarga de responsabilidades e o aumento  considerável do número de mulheres chefes de família, são fatores de grande relevância.