Perimetros irrigados e piscicultura foram pautas discutidas por Secretário Municipal com órgãos do Governo Federal

Em 10/06/2019 ‡s 13:20:46

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rogério Viana, acompanhou a prefeita Jane Souza durante a sua viagem a Brasília, levando um conjunto de pautas relativas a diversos órgãos do governo federal.   Dentre elas, foi discutido com o Coordenador do Ministério da Agricultura, Mychel Ferraz, os encaminhamentos feitos entre o MAPA, a CODEVASF e outros parceiros para a liberação de recursos destinados à operação, manutenção e apoio à produção dos perímetros irrigados do Reassentamento Itaparica.

Na ocasião, também foi debatido o apoio à Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia (CAAP) na execução do projeto de beneficiamento do pescado, bem como, a articulação de parcerias para a implantação de uma fábrica de ração para peixes e caprinos na região.

Na Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, a pauta discutida com o diretor de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura, Maurício Pessôa, foi a simplificação do processo de autorização para o uso de águas da união atribuídas à piscicultura em tanques redes, através da revisão do decreto 4.895; a continuidade da discussão com INCRA a respeito da implantação de assentamentos aquícolas em lagos da união; e o Plano Safra da Aquicultura 2019.   Já no INCRA, discutiu-se a necessidade da liberação, por parte do Governo Federal, dos recursos para execução do convênio para construção da estrada do Assentamento Januário Moreira.

A Prefeita e o secretário participaram ainda, a convite do SEBRAE nacional, de um encontro no Centro de Convenções Brasil 21, onde foram discutidas várias experiências para desburocratizar a vida dos pequenos empreendedores no âmbito do Brasil Mais Simples.