Município de Petrolândia e UNICEF promovem á Campanha Fora da Escola não Pode!

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 05/06/2015 ‡s 12:56:05

Município de Petrolândia e UNICEF promovem á Campanha Fora da Escola não Pode!
O Governo Municipal de Petrolândia, através da Comissão Municipal do Selo UNICEF, realizou mais uma ação á Campanha: Fora da Escola não Pode! Após reunião no auditório do Centro Cultural com diversos setores da educação entre escolas e creche em parceria com o CREAS Regional, CRAS, Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com o levantamento dos principais motivos que levam as crianças e adolescentes a estarem fora da escola, todos indivíduos elaboram estratégias e firmam parcerias para enfrentar esse problema. As ações direcionadas aos adolescentes tiveram inicio no dia 28 de Maio na Escola Estadual de Referência Maria Cavalcanti Nunes (EREM), com palestras e rodas de diálogo com o tema: Drogas, Gravidez na Adolescência, O jovem na era digital e Juventude e participação.
Vários parceiros nessa campanha foram acolhidos pela gestão da Escola e participação efetiva dos alunos.

Parceiros e Palestrantes

Joane Enfermeira da Sec. de Saúde, com o tema: Gravidez na Adolescência.
Luana do Cons. da Criança (CMDCA), com o tema: O Jovem na era Digital
Cleidinha Santos, Coordenadora da Casa das Juventudes, com o tema: Juventude e Participação.
Adriana, Articuladora do Selo UNICEF em Petrolândia, com o tema: O que leva o Adolescente á está fora da Escola.
Joice e Alexandre da Policia Militar, com o Tema: Drogas.

Historia

Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) deram início à Iniciativa Global Out of School Children (OOSC) – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Além do relatório Todas as Crianças na Escola em 2015, a iniciativa inclui a mobilização Fora da Escola Não Pode!

O desafio do País é grande. Uma análise feita pelo UNICEF e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação mostrou que, segundo os Microdados do Censo Demográfico 2010 (IBGE), mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Os grupos mais atingidos pela exclusão são as crianças de 4 e 5 anos, com idade para frequentar a pré-escola, e os adolescentes de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino médio.