Jornada Pedagógica e Encontro Família na Escola abrem ano letivo de 2019 em Petrolândia

Do(a) Secretaria Municipal de Educação por Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia em 26/02/2019 ‡s 11:57:34

De volta as aulas! Hora do recomeço!

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em Petrolândia iniciou suas atividades de planejamento com o tema Currículo de Pernambuco x Currículo de Petrolândia, realizou nos dias de 05 a 08 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. O evento teve início, na terça-feira, sendo concluído na sexta-feira, atendendo o público de professores da rede municipal de ensino, efetivos e contratados (08), em horários matutino e vespertino.

A Jornada de Mobilização Pedagógica transcorreu durante os quatro dias da semana abrindo oficialmente o calendário acadêmico das Instituições Escolares municipal com a seguinte temática e cronograma de atividades:
Temática: Currículo de Pernambuco x Currículo de Petrolândia
05/02 - Segunda*Leitura e estudo da Introdução do Currículo de Pernambuco – item 1 – em Grupos de Trabalho.
06/02 - Terça*Continuação de leitura e estudo da introdução do Currículo de Pernambuco – itens 2, 3 e 4 – em Grupos de Trabalho.
07/02 - Quarta*Paralelo dos Currículos (de Pernambuco X em uso na rede municipal):- Reflexão teórica de cada componente curricular;- Registro de observações em documento orientado;- Devolutiva dos registros à SEDUC.
08/02 - Sexta*Planejamento da primeira semana de aula.

Tratou-se de uma iniciativa elaborada pela SEDUC sob a orientação da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME do estado de Pernambuco, com o objetivo principal de promover a interação entre os docentes de todos as etapas/ modalidades de ensino e, principalmente a troca de experiências em relação à apropriação do conhecimento teórico acerca do documento orientador já acima citado. O momento de estudo foi coroado com o planejamento da primeira semana letiva.

Ainda no mês de fevereiro, em cumprimento ao calendário escolar, as escolas municipais fecharam as atividades do mês realizando o dia da família na escola.A programação foi bem diversificada cada escola escolheu a temática que achou necessária ao momento.Diversos foram os temas trabalhados na rede:
  • Escola + Família = Sucesso
  • Alimentação saudável!
  • Indisciplina!
  • Família e Escola parceria infalível.
  • Família e Escola, a União Perfeita.
  • Responsabilidade dos pais na vida escolar dos educandos.
  • Influência Digital na Sociedade
  • Como participar da vida escolar do seu filho
  • A importância da família na escola
  • A importância da Família na Escola e a Saúde na Família, salas temáticas: Cuidados com o corpo e mente ação: Medidas de Massa corporal e massagens relaxantes, DST'S, realizações de testes rápido,cuidados com o corpo e mente, estética e beleza e cuidados domésticos.
  • Filhos online, pais ausentes
  • Família e escola, juntos pela educação.
  • Família na escola, parceria que dá certo.
  • Direitos e deveres de cada um
Assim sendo, a Secretaria de Educação ressalta que é de suma importância a participação dos pais, quando se trata de rendimento escolar, pois, este é o maior e melhor investimento “investir em pessoas” em sua totalidade. É hora de dar as mãos por uma educação de qualidade!

Agradecemos a toda a comunidade escolar pelo trabalho de sucesso realizado durante todo este mês!