Coordenação de Saúde Mental e Caps Nova Mente participam do II Fórum Internacional, no Recife

Do(a) CAPS Nova Mente por Assessoria da Prefeitura de Petrolândia em 24/08/2018 ‡s 18:23:31

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentrio:
Acervo pessoal/Andreza Carvalho

No dia 18 de agosto, no Recife, a Coordenadora Municipal de Saúde Mental e a Pedagoga do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS NOVA MENTE de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco,  participaram na cidade do II Fórum Internacional Novas abordagem em Saúde Mental.

O objetivo do evento foi promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo práticas bem sucedidas no desenvolvimento da qualidade nos serviços de saúde mental, de base comunitária e de inserção social, com incentivo a estratégias de desinstitucionalização no atendimento, para melhora na vida das pessoas em sofrimento psíquico.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.