Secretaria de Saúde e Fundação Altino Ventura promovem triagem de catarata

Do(a) Secretaria Municipal de Saúde por Assessoria da Prefeitura de Petrolândia em 23/08/2018 ‡s 15:12:22

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentrio:
Divulgação/Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura, entre os dias 13 e 17 de agosto, realizou no município a Triagem para Catarata, com atendimento de 400 pacientes.

Em breve, será divulgada a data para realização das cirurgias dos pacientes selecionados nesse atendimento.

Catarata é uma opacificação do cristalino do olho que causa diminuição da capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e é frequente desenvolver-se lentamente. Os sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos à volta das luzes, dificuldade em observar luzes brilhantes e dificuldade em ver durante a noite. Isto poderá afetar a condução, leitura, ou reconhecimento de rostos. A diminuição da capacidade visual pode também aumentar o risco de acidentes e depressão. As cataratas são a causa de metade dos casos de cegueira e de um terços dos casos de incapacidade visual em todo o mundo.

As medidas de prevenção incluem o uso de óculos de sol e deixar de fumar. Na fase inicial os sintomas podem ser aliviados com o uso de óculos. Quando os óculos não mais resolvem, o único tratamento eficaz é uma cirurgia para remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente artificial. A cirurgia geralmente melhora a qualidade de vida do paciente.

Fonte: Wikipédia