Secretaria da Saúde esclarece descredenciamento da UBS do Bairro Nova Esperança pelo Ministério da Saúde

Do(a) Secretaria Municipal de Saúde por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolândia em 12/07/2018 ‡s 08:10:31

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentrio:
Divulgação/PMP

Por meio da Portaria Nº 1.717, de 12 de junho de 2018, o Ministério da Saúde (MS) descredenciou Equipes de Saúde da Família (ESF) de centenas de Municípios, em razão do descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES). No Município de Petrolândia, em Pernambuco, foi descredenciada a ESF da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Fernandes, que naquela data ainda aguardava inauguração e abertura.

O Secretário de Saúde de Petrolândia, Pedro Henrique Nogueira, esclareceu o descredenciamento e afirma que o MS deverá corrigir a situação da UBS inaugurada no dia 1º de julho para atender à comunidade do Bairro Nova Esperança.

"É uma portaria confusa do Ministério da Saúde. Eles descredenciaram a Equipe de Saúde da Família (ESF) da UBS Francisco Fernandes, no Bairro Nova Esperança (BNE). Contudo, a portaria é do dia 12/06 e a equipe só iniciou os atendimentos na unidade no dia 02/07. Então, não houve suspensão de recurso, porque nunca recebemos recurso para essa equipe, uma vez que ela só foi implantada agora. Mas, nós já entramos em contato com o Ministério da Saúde para recorrer e solicitar o recredenciamento. Agora é só aguardar a nova portaria corrigindo o equívoco", esclarece o secretário..

A UBS Francisco Fernandes está em funcionamento normal e atende a comunidade do BNE de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 12h00 e das 14 às 17h00. Na UBS é possível receber atendimentos básicos e gratuitos. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Mais informações na Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, 87, no centro da cidade. Telefone (87) 3851-1287. Horário de atendimento 07h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.