Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Notícias

Abandono dos perímetros irrigados Apolônio Sales, Barreiras e Icó-Mandantes pelo Governo Federal é denunciado pela prefeita, em nota

Do(a) Secretaria de Governo por Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Petrolândia em 29/06/2018 ‡s 19:24:50

Compartilhe:

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentrio:
Cortesia/Assis Ramalho
NOTA DE REPÚDIO

Como legítima representante do povo de Petrolândia, manifesto nossa total indignação com a Codevasf pelo abandono, sem prévio aviso, dos perímetros irrigados que fazem parte do Reassentamento Itaparica, comprometendo a vida de mais de 20.000 pessoas que dependem direta e indiretamente da água para produção de hortifrutigranjeiros. A agricultura irrigada é à base da economia não só de Petrolândia, mas de toda nossa região. 

Pior que isso, o abastecimento de água para consumo humano (que é responsabilidade da Prefeitura) depende quase que exclusivamente do funcionamento do sistema de irrigação (que é responsabilidade da Codevasf). Deste modo, a partir de hoje milhares de famílias também estarão prejudicadas nas suas necessidades básicas. 

Como se não bastasse, a Codevasf está forçando a entrega da operação e manutenção de todos os perímetros irrigados aos irrigantes sem passar pelo necessário processo de co-gestão e, ainda, com débitos de mais R$ 5.000.000,00 de energia elétrica, algumas estações de bombeamento com a energia cortada e o sistema sucateado e necessitando de cerca de R$ 90.000.000,00 (todo Reassentamento Itaparica) para a devida revitalização. 

A empresa contratada pela Codevasf que fazia a operação e manutenção teve o contrato suspenso pela própria companhia na data de hoje, sem qualquer aviso prévio a Prefeitura e aos reassentados. Infelizmente o Governo Federal através da Codevasf parece ignorar as conseqüências dessa atitude e ainda se mostra totalmente desprovida de atitude para o dialogo preventivo e corretivo dessa situação. 

Mediante a gravidade da situação, convidamos as lideranças de todos perímetros, Sindicato, Pólo Sindical, Vereadores, Secretários, advogados e outras lideranças para estarmos deliberando sobre esse assunto nesse sábado (30), às 17hs, no Centro Cultural de Petrolândia.

Janielma Rodrigues
Prefeita de Petrolândia

Energia elétrica das estações de bombeamento de água para Projetos de Irrigação sofreram cortes, em sucessivas ocasiões, por atrasos de pagamento à concessionária Celpe.
Mais notícias

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Ir para o topo