Aluno da Escola José Araújo representa Petrolândia na Etapa Regional do Concurso Ler Bem no dia 30 de julho

Do(a) Secretaria Municipal de Educação e ASPA por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolândia em 28/06/2018 ‡s 21:21:53

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentrio:
 Vinícius Kauã vai representar Petrolândia na Etapa Regional

Pelo terceiro ano consecutivo, Petrolândia participa do Concurso Ler Bem, projeto social de incentivo à Leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). O concurso tem como meta principal “despertar o prazer de ler entre estudantes das redes de ensino pernambucanas, matriculados no 4° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais”. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Municipal do Projeto, Orientadora de Ensino dos Anos Iniciais-Escolas Urbanas, profª  Maria Helena Souza Pereira R. Novaes, orientou o desenvolvimento das etapas do concurso junto às escolas municipais dos Anos Iniciais, por meio de cronograma.

A vivência do projeto movimentou 28 escolas municipais (espaço urbano e campo), envolvendo 43 turmas de 4° ano e 701 alunos, durante o mês de maio e início de junho. Nessas etapas, foram selecionados os melhores leitores de cada escola participante.

No dia 19 deste mês, a Secretaria Municipal de Educação promoveu no auditório da Câmara de Vereadores a Etapa Municipal do Concurso, com a participação de 15 finalistas que fizeram a leitura do livro 'Keity', do autor brasileiro José Guimarães Silva.

Participaram da Comissão Julgadora as professoras: Ana Débora Menezes Lima de Oliveira (Pedagoga, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Educadora de Apoio na Escola de Referência em Ensino Médio Jatobá), Izaira Dalma da Silva (Professora de Língua Portuguesa nas redes Estadual e Municipal, cursando Mestrado) e Poliana Martins Oliveira (Professora de Língua Portuguesa e Orientadora de Ensino da Educação Especial e Inclusiva na rede Municipal, Graduada em Letras e cursando Mestrado em Língua Portuguesa e Literatura/Letras).

O representante de Petrolândia, selecionado na etapa municipal, é Vinícius Kauã Bezerra da Silva Pereira, aluno do 4º ano C da Escola Municipal José Araújo da Silva, de 10 anos.

VER MAIS FOTOS>Concurso Ler Bem/Aspa - Fase Municipal

Os critérios de avaliação utilizados pela comissão (assim como nas escolas) seguiram o regulamento do concurso, a saber: Espontaneidade, Entonação de voz e Aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Observou-se, também, a apresentação feita pelos finalistas sobre si mesmos, seus professores, escolas e sobre o livro que iriam ler.

Foram finalistas como melhores leitores municipais os seguintes alunos:
1º Lugar: Vinícius Kauã Bezerra da Silva Pereira-Escola Municipal José Araújo da Silva - Profª Daniella Katherine Mateus da Silva (Pontuação - 71);
2º Lugar: Kennedy Henrique de Sousa Soares-Escola Municipal 1° de Julho – Profª Cícera Maria Araújo de Menezes (Pontuação - 70);
3º Lugar: Daiane Micaely Andrade Silva –Escola Municipal Macambira -Profª Noelma Zenaide dos Santos Silva Bezerra (Pontuação - 69).

Todos os 15 alunos finalistas e seus respectivos professores receberam Certificado de Participação, emitidos pela Secretaria de Educação. Os três primeiros colocados foram premiados com kits de livros - Obras Complementares, medalhas e troféus. Os professores finalistas também foram premiados com kits de livros.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os profissionais e alunos das 28 escolas  envolvidas no projeto. Em especial, aos 15 alunos e professores finalistas que disputaram a Etapa Municipal. Ao aluno Vinícius Kauã e à sua professora Daniella Katherine, primeiros colocados, a Seduc sente-se honrada em tê-los como representantes municipais junto ao Projeto Ler Bem e parabeniza ambos pelo excelente trabalho.

Vinícius Kauã, representará o Município de Petrolândia na Etapa Regional, que acontecerá na cidade de Salgueiro em 30 de julho do corrente ano. Na ocasião o aluno será premiado com um tablet pela sua classificação como 1° Lugar na Etapa Municipal.

Na Etapa Regional, Vinícius Kauã, disputará com um total de 20 concorrentes, uma vaga para a grande final, a Etapa Estadual, que ocorrerá em novembro.

ETAPA REGIONAL - No dia 30 de julho, no Salgueiro Plaza Hotel, em Salgueiro serão definidos os três representantes do Sertão. Na ocasião, cada aluno será premiado com um tablet pela classificação como 1° Lugar na Etapa Municipal. Será pela leitura da obra 'Florestania, a cidadania dos povos da floresta' (Ed. Saraiva), da escritora Maria Tereza Maldonado, que os estudantes serão avaliados.

Petrolândia participa da etapa regional com os municípios de Afrânio, Araripina, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Floresta, Granito, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.