Equipe Técnica do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede visita instalações do Hospital Municipal de Petrolândia

Do(a) ASCOM/HOMUPE por Assessoria de Imprensa em 18/06/2016 ‡s 14:10:10

No dia 14 de junho de 2016 (Dia Mundial do Doador de Sangue), a Agência Transfusional do Hospital Dr. Francisco de Lima recebeu a equipe técnica do Programa Estadual de Qualificação do Hemorrede (PEQU), composta pela Dra. Sheyla Cavalcanti Lucena e pela bióloga Marília Farias da Silva. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o HEMOPE, e tem com o objetivo acompanhar os Serviços de Hemoterapia em todo País, verificando se os procedimentos realizados nas unidades encontram-se em conformidade com as legislações vigentes, e se adota técnicas laboratoriais/transfusionais padronizadas e reconhecidas nacionalmente, que garantam a alta qualidade do serviço prestado. Além disso, o programa presta consultoria técnica para as agências  transfuncionais e colabora com desenvolvimento de estratégias para melhor gerenciar os processos envolvidos nas transfusões de sangue.

Segundo a Dra. Sheyla, “É muito gratificante ver o empenho da equipe de Petrolândia. Vocês estão de Parabéns! Estaremos sempre à disposição”.

O coordenador da Agência Transfusional do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, Dr. Pedro Henrique Nogueira de Souza, ressalta a necessidade do programa: “É de extrema importância que os processos relacionados à utilização do sangue sejam acompanhados de perto. Temos que assegurar que os avanços técnico-científicos são incorporados às rotinas laboratoriais e garantir a excelência no serviço prestado. Trabalhamos com vidas”.

O Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima comemora mais esta parceria que beneficiará todos os pacientes que, por ventura, venham a necessitar de transfusões de sangue no  município.