Hospital Municipal de Petrolândia, promove Roda de Conversa sobre "Autismo".

Do(a) Secretaria de Saúde por Assessoria de Imprensa em 05/04/2016 ‡s 21:28:55

Hospital Municipal de Petrolândia, promove Roda de Conversa sobre
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (04/04) na sala de reunião do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima em Petrolândia, uma roda de conversa com pais em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 02 de abril, onde envolveu vários profissionais da Saúde, entre eles: Dr Paulo Sobreira (Pediatra), Fabiana Simões Andrade (Fonoaudióloga), Andreza Carvalho (Psicóloga), e a Pedagoga Albani, Pedagoga do Centro Beethoven de ensino. Na roda de conversa foram discutidos várias pautas sobre o Autismo (distúrbio neurológico) com esclarecimentos aos pais, retirando dúvidas e mitos.

Finalizando a reunião foi ouvido as histórias dos pais sobre seus filhos especiais, levantando sempre o tema que foi "Vocês conhecem o amor em sua forma mais plena e sublime".

O que é Autismo?

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
Em maio de 2013 foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.

Nesse manual, o autismo, assim como a Síndrome de Asperger, foi incorporado a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a Síndrome de Asperger passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento, dessa forma o diagnóstico fica mais completo.

O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V.