Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Notícias

Prefeitura de Petrolândia realiza evento em comemoração ao dia da Mulher

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 10/03/2016 ‡s 20:00:23

Prefeitura de Petrolândia realiza evento em comemoração ao dia da Mulher
Na data em que se comemora o dia da Mulher por todo o mundo (08 de março) a Prefeitura de Petrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES) não poderia deixar de valorizar as mulheres do município e no primeiro dia da II Semana da Mulher foi realizada uma programação especial. 

Na noite desta terça-feira (08/03) Dia Internacional da Mulher foi montado uma mega estrutura no pátio de eventos da igreja matriz com stands com oficinas do CRAS, SCFV e maquiagens ofertadas pelo Boticário, palco, barracas da FEIRARPE com artesanatos regionais, comidas típicas e também camas elásticas para as crianças. 

Na oportunidade foi realizada e uma programação artística com talentos da nossa terra e região onde seguiu assim: Cantora Gabriela Souza; Grupo Teatral e de Dança da Escola EREM de Petrolândia, com a apresentação: Empoderamento da Mulher, Índios Pankararus com a Dança do Toré; Cantora Adeline; Dança Taieiras do Povoado Brejinho da Serra; Cantora Tainara; Grupo de Dança Negros de Betinho Quilombolas e a Cantora Janete Lima e Eomar (Voz e Violão).

Após a programação o prefeito Lourival Simões juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza, vereadora Dona Santa e equipe organizadora entregaram uma premiação aos participantes da programação artística do evento.

Além disso está havendo várias atividades simultâneas na zona urbana e rural inseridas na Programação da II Semana da Mulher de Petrolândia.

História do 8 de março (Dia Internacional da Mulher)

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. 

O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.




























































































































































































Mais notícias

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE

Ir para o topo