Em clima de Carnaval Vacinação contra o HPV é realizada em Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 03/02/2016 ‡s 11:10:37

Em clima de Carnaval Vacinação contra o HPV é realizada em Petrolândia
A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretária de Saúde e do Programa Nacional de Imunização (PNI), promoveram na noite da ultima sexta-feira (29/01) próximo á praça de alimentação de Petrolândia, uma Vacinação contra o HPV em meninas de 09 á 13 anos.
Participaram da Vacinação dando o grito inicial de Carnaval á orquestra Jovem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o grupo de dança da Casa das Juventudes animando todos com á apresentação de Frevo.

A secretaria municipal de saúde de Petrolândia, através da coordenação da Sala de Vacinas informa que as meninas assim que completarem 9 anos, idade estabelecida para receber a primeira dose podem procurar a unidade básica de saúde para se imunizar.

Saiba mais sobre o HPV:

Assunto recorrente quando o tema é prevenção, o HPV é transmitido principalmente por relações sexuais, mas também da mãe para o feto ou por objetos contaminados. Entre os sintomas que podem indicar a contaminação por HPV estão verrugas na pele das mãos, dos pés, nos lábios, na boca, na garganta e nas regiões anal e genital.

As lesões genitais podem causar tumores malignos como câncer de pênis e de colo do útero. O diagnóstico é mais fácil nos homens, devido às lesões aparentes. Já no caso das mulheres, é preciso fazer exames como o papanicolau. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser feito com remédios, cauterização ou cirurgia – nos casos de câncer instalado. Para se prevenir, o uso do preservativo nas relações sexuais é indispensável. É preciso estar atento, já que o vírus pode ser transmitido, inclusive, por sexo oral. Mulheres devem consultar o ginecologista regularmente, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce ajudam a controlar a doença. Em caso de contaminação confirmada, o parceiro ou parceira deve ser avisado, já que ambos precisarão de tratamento.