Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima promove Ação ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS em Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 05/12/2015 ‡s 12:58:21

A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretaria de Saúde promoveu nesta terça-feira (01/12), um total de 57 exames de testes rápidos de HIV, onde foi realizado no hospital municipal Dr. Francisco Simões de Lima, a demanda foi espontânea, mas muitas pessoas teve receio de realizar o exame, esta ação foi em alusão ao Dia Mundial de Luta contra AIDS.

Informamos á quem tiver interesse de realizar o exame teste rápido de detecção do vírus da AIDS procurar as Enfermeiras Lais ou Naide no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1 de Dezembro.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.

Origem do Dia Mundial da Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.