Petrolândia Promove Ações da Campanha Outubro Rosa

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 26/10/2015 ‡s 02:17:16

Petrolândia Promove Ações da Campanha Outubro Rosa
O grupo de Humanização do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Casa das Juventudes e Coordenadoria da Mulher promoveram panfletagem no Mercado Público e nas principais avenidas do Centro de Petrolândia, na manhã da última sexta-feira (23), com a presença de bonecas e distribuição de material impresso com informações sobre medidas preventivas ao câncer de mama, dentro da Campanha Outubro Rosa 2015. O trabalho faz parte da ação da Campanha no município, no sentido de disseminar os ideais da Campanha, que é um movimento internacional.

O movimento Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Campanha Outubro Rosa 2015

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha são:

Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).

Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.