Confira o 2° Dia da III Semana do Bebê de Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 07/10/2015 ‡s 22:49:32

Confira o 2° Dia da III Semana do Bebê de Petrolândia
O município de Petrolândia continua vivenciando o espetáculo da III Semana do Bebê, onde se trabalha para que diminua o risco da corda bamba, onde a mortalidade materna e infantil seja cada vez mais rara; onde a lona do circo não deixe seu colorido ou as estrelas que enfeitam o teto serem substituída pelo relento onde mora boa parte das crianças ou que, mesmo embaixo de um telhado, vivem a insegurança de ter um amanhã com garantia de seus direitos para uma vida digna. Assim no 2º dia da III Semana do bebê, foram realizadas as seguintes atividades: Valorização dos diversos tipos de família com o tema  Minha  Família é “10” no Programa AABB Comunidade.

Na Casa da Criança Nutrida aconteceu uma apresentação folclórica “A Lenda da Iara” e palestra sobre o Desenvolvimento infantil; o estímulo até os três anos e os cuidados na Primeira Infância, ministrada pela coordenadora da Casa da Criança Nutrida; O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS desenvolveu palestra com as famílias do curso de cerâmica.
A Casa das Juventudes fez a visita do coração e hospital de brinquedos no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde também aconteceram atendimentos de: psicologia, fisioterapia, nutrição e vacinação no período da manhã e Teste da orelhinha, teste do pezinho e atendimentos no período da tarde.

O PSF Antônio Firmino trabalhou a escovação dental e aplicação de flúor, além de em parceria com o Mãe Coruja realizar busca ativa de crianças para acompanhamento das mesma na puericultura; O PSF Santa Inês fez uma apresentação Cultural na Escola 07 de Setembro para gestantes; No PSF Dr. Hermínio aconteceram atividades de puericultura e atividade educativa na Escola Santa Filomena.

Higiene da criança foi o tema tratado pelo PSF Icó-Mandantes nas escolas das agrovilas 04 e 05; O PSF Renascer palestrou sobre saúde bucal nos 6 primeiros meses de vida e em parceria com o CRAS apresentou o musical da Galinha Pintadinha com o tema: Fortalecimento dos Vínculos Familiares; Gravidez na adolescência e a reincidência de gravidez na adolescência foi o tema trabalhado por jovens universitários na Escola Estadual de Icó-Mandantes.
Bullying foi o tema debatido na Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara; A importância da alimentação saudável na primeira infância: nem sempre o mais gostoso é o mais saudável foi o tema da palestra da nutricionista Paula Roberta na Escola Municipal Angêla Maria Ferraz de Sá.

A psicóloga Silva Maria palestrou sobre Fortalecimento de Vínculos; o papel do pai, família e arranjos familiares na Escola Municipal Monteiro Lobato, havendo também o teatro Pedrinho sobre comportamento da criança no convívio social (família, escola e comunidade), sendo que este teatro também foi apresentado na Escola municipal Eudes Gustavo Ferraz de Sá com o facilitador Alexandre Sertão.

A Escola Municipal 1º de Maio trabalhou o tema higiene pessoal e em parceria com a Casa das Juventudes fizeram confecção do Livro da Primeira Infância e Hospital de Brinquedos; Um Sarau literário foi desenvolvido na Escola Municipal 1º de Julho e na escola Municipal José Araújo.

A Escola Municipal Lino Manoel Viana trabalhou o tema bullying e violência, além de brincadeiras de antigamente.A Escola Municipal Paulo Freire apresentou o Ministério de dança “Passos de adoração” e o grupo de Ballet da Escola 1º de Maio, além de trabalhar o tema Alimentação Saudável e Higiene Bucal; A Escola Municipal 04 de Outubro fez oficina de material reciclado e reaproveitável e confecção de brinquedos como também contos de histórias com a participação de pais e avós; O papel do pai na família foi o tema abordado na Escola Municipal 06 de Março.
A Escola municipal Aroeira realizou um concurso de desenhos; Primeira infância, desnutrição e obesidade infantil, e violência e exploração sexual de crianças e adolescentes foram os assuntos abordados na escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

As profissionais Joane Barboza e Lidiane Simões trabalharam respectivamente os temas: Preventivo e Higiene bucal na Escola Municipal Itamar Leite, onde também aconteceu oficina de artesanato com gestantes;
A peça teatral da Galinha Pintadinha – Fortalecimento de vínculos familiares, também foi apresentada na Escola Municipal Angico, além de concurso de desenhos e hora do conto; Apresentação de danças, feita pelos alunos, resgatando a infância passada e salas divertidas foram atividades da Creche Municipal Criança Feliz; A Escola Municipal Professora Maria de Lourdes da Silva fez uma troca de apresentações culturais com o Centro Beethoven.

A programação foi intensa a fim de disseminar por todo o município os cuidados com nossas crianças e adolescentes.