Dia D, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será promovida em Petrolândia

Do(a) Prefeitura Municipal por Assessoria de Imprensa em 05/08/2015 ‡s 09:03:20

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretária de Saúde, participará da Campanha Nacional contra a Poliomielite e atualização da caderneta de vacinação que ocorrerá no dia 15 de agosto, nos seguintes Postos de saúde do município: Psf Renascer, Psf Santa Inês, Psf Antônio Firmino, Psf Dr. Hermínio e  Sala de vacinação do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Na zona rural do município haverá atendimentos também das 07h30min ás 13h00 em seus Psfs locais.

O dia 15 (sábado) será o dia “D” da campanha, no qual haverá maior intensificação, e os postos atenderão das 8h as 17h. A população alvo da vacinação será crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias) de idade.

Esta campanha, que é promovida pelo Ministério da Saúde, ganhará total atenção no município, para que a meta estabelecida seja atingida, beneficiando as crianças.

Informações

O que é Poliomielite? Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo.

No mundo todo, o cenário da doença também melhorou radicalmente. O número de casos da doença em todo o globo caiu 99% desde 1988, passando de 350 mil para 406 notificados em 2013, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).